Atitudes para uma mente vencedora

Adotar comportamentos e atitudes mais positivas frente aos desafios do mundo corporativo acaba sendo mais benéfico e gerador de uma mente vencedora.

E você me pergunta: O que é uma mente vencedora?

Podemos dizer que manter uma mentalidade vencedora é quando nos munimos de pensamento e percepções positivas, sendo que tais atitudes acabam sendo mais contribuidoras das nossas ações no trabalho ou socialmente.
Mente vencedora, em minha opinião, é caracterizada por ações mais conscientes, lúcidas e equilibradas. Estando a mente vencedora nos possibilita sermos mais assertivos nas nossas decisões e escolhas, beneficiando a nós mesmos e as pessoas que estão ao nosso lado.

Com efeito, quando não temos a preocupação em manter uma mente vencedora e positiva e a deixamos solta, podemos estar aceitando sugestões alheias a nossa própria vontade.
Podemos comparar a mente totalmente solta com a uma esponja, quando apertamos, a água sai e quando colocamos dentro de uma bacia cheia de água, ela absorve o máximo que pode.

O problema é que água nem sempre está limpa e podemos encontrar resíduos de impureza.

Na verdade, a mente é sugestionável e qualquer informação transmitida pelos canais sensoriais, como imagem, sons, sabores e odores diversos e estando inconsciente podemos sim criar estados limitantes. Por exemplo, quando estamos mexendo num computador, ou lendo uma revista e ao mesmo tempo estamos com a TV ligada, uma notícia desagradável, como inundação ou situação de morte pode provocar internamente um estado de preocupação momentânea, isso nos desequilibra e cria barreiras ao estado positivo, consequente, nossa mente se torna fraca e limitada. Automaticamente entramos num estado não vencedor.
Ou pelo contrário, quando estamos com a mente serena, equilibrada e respirando conscientemente, estamos evocando as condições necessárias para mantermos a mente em estado vencedor.

Resultado de imagem para mente

O papel da “Atitude”

Com efeito, nossas atitudes também são geradas por pensamentos e emoções onde internalizamos os impactos positivos ou negativos como resultado das nossas experiências. Por exemplo, quando um funcionário atende um cliente exasperado pela demora de uma resposta ou solução do seu problema, muito possivelmente as impressões que ficarão arquivadas no seu subconsciente serão aquelas que tiveram maior impacto.

Assim acaba sendo necessário adotarmos atitudes comportamentais que facilitem capacitar a mente, levando-a para um estado mais positivo.

Como manter a mente positiva e vencedora

Rememore o que deu certo

De fato, cientistas já comprovaram a plasticidade do cérebro ligado às potencialidades humana que a todo o momento está criando novos comportamentos e atitudes baseados na sua capacidade de se remodelar através das suas experiências. Então, uma ideia seria cultivar hábitos mais saudáveis, como no final do dia evitar comentar o que deu errado no trabalho ou nos seus relacionamentos. Que tal enumerar o que deu certo e saborear os sucessos dos contatos?

Agindo assim você estará adotando um comportamento proativo em consequência de uma atitude positiva.

Esteja totalmente centrado “Agora”

Outro dado interessante que faz com sua mente seja mais positiva e vencedora, é mantendo-a no agora, centralizado e focando no que está acontecendo ao seu redor e principalmente no que está fazendo. Simplesmente prestando mais atenção. Fazendo isso você está menos propício a cometer erros primários e erros que podem prejudicar o resultado do seu trabalho.

Para o consultor e palestrante Eduardo Shinyashiki que escreveu o artigo intitulado “Qual o comportamento de um vencedor”, publicado no site Administradores, também afirma a importância do agora. “As pessoas focadas em realizar reconhecem o poder da atenção. Usam a concentração focada como instrumento para direcionar a mente nos objetivos e intentos importantes naquele momento, sem se distrair e agir de forma improdutiva”.

Resumindo, criando atitudes para manter a mente vencedora torna-se fundamental para alcançarmos mais satisfação e resultados efetivos na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *