Pilates – Conheça todos os detalhes

A cada dia que passa o pilates vêm ganhando mais adeptos, muitos artistas e pessoas famosas que necessitam estar com o corpo bonito acabam aderindo a técnica do pilates, até mesmo para garantir uma ótima postura diante do seu público. Os benefícios do pilates são inúmeros, não só para o nosso corpo, mas também para a mente, saúde e bem-estar.

O foco do pilates é melhorar a qualidade de vida de seus praticantes, unindo corpo e mente em um único exercício.

Algumas pessoas que procuram o pilates como forma de atividade física se queixam de dores crônicas e pequenos desconfortos na coluna lombar, torácica e cervical. O pilates inicialmente estabelece uma série de exercícios com uma postura horizontal onde as correções podem ser feitas com mais facilidade e progressivamente passa-se para uma postura vertical.

Os profissionais que oferecem aula de pilates para seus alunos devem saber quando é a hora certa de avançar no programa de treinamento, sempre respeitando as necessidades e habilidades individuais de cada aluno. O profissional obrigatoriamente deve dispor de um bom conhecimento em anatomia, biomecânica e cinesiologia.

Quais os benefícios do Pilates?

  • 1. O pilates é uma atividade excelente para quem deseja relaxar, pois é uma atividade física que trás uma série de exercícios suaves, o que lhe ajuda a entender o seu corpo, além de entender como ele funciona também. O que consequentemente facilita na hora de liberar toda a tensão que fica no corpo, relaxar e combater o stress.
  • 2. O pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e a coordenação, realinhando a coluna. Ter um equilíbrio melhor e uma ótima coordenação, o que significa uma qualidade de vida melhor, além de menos lesões. Já percebeu o equilíbrio e a postura dos atletas, bailarinos e esportistas? Podemos dizer que essa postura é graças ao pilates.
  • 3. Algumas pessoas tem pavor de ir na academia e ficar pegando pesos muito pesados. O pilates é a solução, pois é uma técnica de exercícios não aeróbico, além de ser bem suaves, mas que ao mesmo tempo tonifica e fortalece os músculos do corpo.
  • 4. A maioria das pessoas com mais de 65 anos de idade possui alguns sintomas relacionados à artrite. Os estudos sugerem que os exercícios moderados praticados com alongamento, que é o caso do pilates, ajudam a reduzir a dor da artrite e a necessidade de ficar tomando vários medicamentos. O pilates é uma atividade muito recomendada para as pessoas com mais de 65 anos de idade, pois ajuda a aliviar a artrite e a ciática.
  • 5. Os exercícios, independente da sua idade, ajudam a aumentar a densidade dos ossos e reduzir os riscos de fraturas, como é o caso da osteoporose. Cada dia surgem novas provas de que os exercícios não precisam ser feitos com uma carga de peso muito grande para aumentar a densidade dos ossos. As pessoas mais idosas se tornam muito mais ativas quando praticam alguma atividade física, bem como melhora seu equilíbrio, sua força, sua coordenação e a sua flexibilidade – o que ajuda a prevenir quedas, que podem resultar em fraturas debilitantes ainda mais em idosos. Os exercícios do pilates podem ajudar a prevenir ossos quebrados em pessoas idosas.
  • 6. Os exercícios do pilates também são uma ótima opção para aumentar a circulação das células com anticorpos que combatem infecções e tumores. As pessoas em boa forma física tendem a contrair menos resfriados e outras infecções respiratórias do que as pessoas que não estão em forma e/ou não praticam nenhuma atividade física.

Devido a prática do pilates, começa a ocorrer um aumento dos batimentos cardíaco da pessoa, fazendo com que a corrente sanguínea dirija sangue “puro” e “fresco”. Conseguir uma boa forma física necessariamente não significa que você terá de realizar uma série de exercícios mecanizados e repetidamente exaustivo, mas sim ir, buscar aos poucos o prazer e satisfação em movimentos dinâmicos, diferentes, suaves e divertidos. O pilates ajuda a pessoa a resgatar seus movimentos naturais como flexibilidade, habilidades de infância, desenvolvendo a força muscular do aluno com muita paciência e resgatando também as capacidades correspondentes às tarefas de rotina, fazendo com que o corpo fuja do cansaço corporal.

O corpo humano está adaptado para suportar bastante negligência, mas nunca devemos sobrecarregá-lo por isso, sempre respeitando o seu limite natural. Os profissionais que realizam o pilates se deparam muitas vezes com alunos que possuem dores na coluna lombar, antes de ser praticante do pilates é preciso que o aluno tenha um diagnóstico médico para saber qual a origem da dor e é claro, saber prescrever uma série de exercícios dedicados somente para esse indivíduo, pois cada caso necessita de uma atividade diferente.

Em alguns casos trabalha-se a mobilidade articular, em outros casos essa modalidade pode ser extremamente perigosa. Por isso é tão importante consultar um médico para se informar sobre a origem da dor, dessa forma você está evitando exercícios contra-indicados para você.

Pilates Emagrece?

O pilates também é excelente para ajudar a definir a barriga e aliviar dores nas costas e nos ombros do indivíduo. Contudo, algumas pessoas sempre perguntam “pilates emagrece?” a resposta vai depender da sua dedicação aos exercícios. A queima de caloria varia de acordo com cada tipo de corpo e esforço físico realizado por cada pessoa. Por isso, o mais indicado é se dedicar às aulas e obedecer todas às instruções.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *