Google cria programa para ensinar civilidade online às crianças

Ao contrário do que aconteceu com quem nasceu nas décadas de 1980 e 90, as gerações mais novas contam com tudo o que a internet tem a oferecer desde o berço. Isso traz novos desafios em termos de educação, já que essas crianças e adolescentes estão formando caráter com o que aprendem fora e dentro da rede.

Pensando nisso, o Google desenvolveu um programa que envolve as crianças, seus pais e educadores para que, juntos, eles sejam capazes de promover e transitar por ambientes virtuais seguros.

Chamada Be Internet Awesome, a iniciativa tem foco em cinco lições-chave: compartilhe com cuidado; não caia em golpes; guarde seus segredos; seja legal; e, na dúvida, pule fora.

Para ajudar a fixar essas mensagens, o Google criou um jogo chamado “Internetland”, no qual os pequenos precisam combater hackers, phishers e valentões — “praticando as habilidades que eles precisam para serem bons cidadãos”, explica Pavni Diwanji, vice-presidente de engenharia para crianças e famílias no Google.

O programa também envolve um currículo educacional que pode ser usado nas escolas e um esquema de treinamento para os pais. Até youtubers famosos estão na iniciativa, a exemplo de John Green, What’s Inside? Family e MinutePhysics, que participam de uma série que reforça a necessidade de se proteger as crianças na internet.

A má notícia é que o Be Internet Awesome foi totalmente formatado para o público norte-americano, então, ao menos por ora, os pais brasileiros terão de se virar sem a ajuda do Google para ensinar bons modos virtuais aos filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *