Desvendando o traje esporte fino

Muitos homens se assustam ao receberem convites para festas, se sentem inseguros sobre como se vestir nessas ocasiões. Das menos formais às mais sofisticadas, muitas vezes vem especificado o tipo de traje adequado que deve ser usado. Esporte, esporte fino, passeio, passeio completo, social, gala, black tie, traje à rigor… São muitos nomes e muitas exigências! Para evitar constrangimentos e desesperos, hoje vamos falar sobre o traje esporte fino ou passeio, o traje mais comum especificado em eventos sociais.

O que é esporte fino?

O Esporte fino, antigamente chamado tenue de ville,  é um traje que une sofisticação e casualidade, intermediário entre o traje Esporte – o traje mais simples e informal do nosso dia-a-dia – e o traje Passeio Completo/Social – um estilo mais sério usado em reuniões, jantares e negócios. Ou seja, o traje esporte fino é usado em ocasiões importantes e comemorações – como casamentos, festas de 15 anos, comemorações de fim de ano de sua empresa – mais descontraídas e menos formais.

Que roupa usar no traje esporte fino?

Mas a descontração não dispensa regras, no caso do esporte fino você deve optar basicamente por roupas sociais e o famoso blazer. Recomenda-se o uso de Calças sociais ou de brim (nunca jeans!) com camisas de tecido de botão e um blazer. As camisas podem ser lisas, terem listras bem claras ou um xadrês bem miúdo. Não é estritamente necessário usar gravata, apesar de que muitos homem não a dispensam nessas ocasiões, podendo optar pelas mais divertidas e informais. Você pode optar até por camisas de gola rolê caso esteja frio. Elas são extremamente elegantes quando usadas com blazer. Os blazers atuais não são somente aqueles clássicos do terno, podem ter vários botões cruzados, gola mais chamativas, cores diversas, embora para o Esporte fino as cores indicadas são os clássicos preto, azul marinho ou marrom. Quanto ao cinto, a cor deve ser de preferência a mesma que a dos sapatos. Um cinto fino, de fivela discreta não provoca erro!

Sapato esporte fino

Para finalizar o visual, o sapato social não é dispensado. Deve-se optar pelos sapatos sociais de bico menos fino e mais redondo, pois não são tão formais e sofisticados quanto os de bico fino. Alguns homens, geralmente mais jovens e mais modernos, gostam de lançar seu diferencial no calçados. Alguns obedecem todo o traje social mas subvertem usando tênis, o que pode cair muito bem. Os modelos adequados são os mais clássicos e baixinhos, tais como all-star e keds, nunca devem ser usados aqueles tênis de corrida gordos com aqueles amortecedores à mostra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *